Você começou a pesquisar sobre cachos agora, e parece que os blogs e grupos no facebook estão falando grego? Seus problemas acabaram, mis amores!
introdução
Nessa parte do post, vou explanar os termos gerais cacheados.
Day after: Em inglês significa “dia seguinte”, ou seja, é o dia posterior à lavagem dos fios. Normalmente, os cachos se desfazem, então é mais difícil mantê-los no dia seguinte.
Tipo 2A, 3C, 4B, etc: Os tipos capilares se referem a maneira como os seus cachos se organizam em espirais, mais fechados ou abertos. O volume também é classificado, a oleosidade e etc. Por exemplo, cabelos lisos são tipo 1, e cabelos crespos tipo 4. Entre eles, há várias gradações.
Plopping: O plopping é uma técnica de enrolar algum tecido nos cachos para não amassá-los, preservando a forma das molinhas. Você pode fazer o plopping na hora do banho, para não provocar frizz pelo vapor do chuveiro, pode fazer o plopping com o cetim para dormir ou andar de moto, ou pode fazer o plopping com sua toalha de algodão após a lavagem, para secar os fios. É sucesso!
Bepantol: Bepantol é esse simpático vidrinho ali do lado. Ele é composto por pantenol, responsável por hidratar pele e cabelos, e o nome da marca “Pantene” vem justamente desse composto!
– Shampoo Bomba: Dessa bomba, vocês podem correr léguas, viu gente? O shampoo bomba é uma mistura para crescimento capilar, feita com shampoo + monovim A (remédio veterinário) e bepantol.
Low Poo/No Poo: Esse é um método de cuidado dos cabelos, em que os shampoos são reduzidos ou cortados totalmente da rotina capilar. Essa técnica ajuda a regular a oleosidade do couro cabeludo, mantendo os fios saudáveis.
Pantogar: É um complexo vitamínico e nutricional para fortalecer o bulbo capilar. Normalmente, é receitado por dermatologistas, mas você pode comprá-los sem receita.
Transição é muito mais que uma palavra, transição é um estilo de vida. Atire a primeira pedra quem discorda da transformação que a transição provoca na sua vida! Pago um pacote de bala chita pra quem não começou uma conversa com um estranho aleatório da rua sobre cabelos cacheados, desde que iniciou a transição. Pago pra ver, hein?
– O que é transição? A transição compreende aquele período que você desiste das químicas de alisamento, e resolve assumir suas raízes naturais. A transição termina com o big chop e começa com o maior grito de liberdade e alegria, tipo, de todos os tempos.
– Químicas: Quando falamos de desistência das químicas, não queremos que você desista do shampoo, tinturas e vá viver com os tigres na savana africana. Não, amiguinhos, quem entra em transição desiste das químicas de alisamento, selantes, relaxantes. Você pode continuar pintando os fios, e usando shampoos industrializados normalmente, caso queira.
– BC (big chop): Big chop significa em inglês “grande corte”, ou seja, é aquele corte que vai retirar toda a química restante dos seus fios. BC é libertador, é amor, é alegria e ousadia.
– Texturização: As texturizações são formas de cachear a parte lisa sem babyliss ou fontes de calor, protegendo os lindos fios contra desgaste térmico.
Hora do Lavatório
– Co wash: O co wash é a lavagem com condicionador. Não lindezas, o cabelo não fica sujinho! Você deve utilizar um condicionador sem silicones e petrolatos. É uma forma de lavagem linda porque não agride em nada os seus fios.
– Shampoo anti-resíduos: O shampoo anti-resíduos faz uma limpeza bem profunda, abrindo as cutículas dos fios. Algumas pessoas defendem o uso desse bonitinho a cada 15 dias.
– Lavagem com bicarbonato: A lavagem com bicarbonato é menos agressiva do que o anti-resíduos, e é bem simples! Você coloca uma colher chá de bicarbonato em 500 ml de água, e joga nos fios. Depois é só enxaguar, condicionar normalmente e acidificar com o vinagre.
– Último enxague com vinagre: Depois que você lavou normalmente seu cabelo, seja com bicarbonato ou shampoo, e condicionou, você mistura três colheres de vinagre de maçã em 1L de água filtrada, e joga no cabelo. Os fios não fedem, a porosidade reduz, e os cabelos ficam muito brilhosos.
Viciados em Cronograma Capilar
– O que é cronograma capilar? Cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos, e ele é responsável por repor os nutrientes que os fios precisam, como lipídeos, águas, vitaminas, sais e proteínas. A etapa de nutrição vai devolver os óleos, a etapa de hidratação vai repor a água, e a reconstrução vai alimentar os fios com proteínas.
– Argiloterapia: A argiloterapia é uma daquelas invenções divertidas que você pensa “os povos antigos deviam usar, né?”. Bom, a argiloterapia consiste na aplicação de argila no couro cabeludo, e além de combater a caspa, também reduz o volume. Só vejo benefícios.
– Ampolas capilares: As ampolas são hidratações capilares que já vem em quantidade exata para uma aplicação. São tratamentos “rapidex”, ou seja, foram criadas pra serem usadas por alguns minutinhos e acabou o problema.
– Receitas Caseiras: Receitinhas caseiras são aquelas hidratações que você faz em casa, com ingredientes da dispensa mesmo.
– Silicones: Os silicones são ingredientes artificiais colocados pelas indústrias de cosméticos para reduzir a estática (vulgo frizz), deixar o cabelo mais macio e ajudar a desembaraçar. Mas não se iludam, porque silicones não hidratam ou nutrem os fios.
– Parafinas, óleo mineral e petrolatos: Parafinas, óleo mineral, petrolatos são compostos oleosos derivados do petróleo que são acrescentado nos produtos capilares. O problema é que eles não tratam o cabelo, saturam os fios, fazem uma maquiagem tosca de falso cuidado, e impedem que o tratamento real penetre. Evite. Sério.
– Óleos Vegetais: São óleos naturebas, derivados de plantas, ervinhas, sementes… Não possuem nenhum daqueles petrolatos, e tratam os fios de verdade. Sem maquiagens. Exemplos: óleo de girassol, azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de cenoura, óleo de abacate, óleo de coco, e até o famoso óleo de soja. Eu amo todos. Me mandem galões de óleos vegetais que eu vou amar, flw?
Encerrando com: finalizações
– Borrifadores:Meus melhores amigos desde sempre, os borrifadores ajudam a garantir um bom day after e ajeitar aqueles cachinhos amassados, ou teimosos demais. Você coloca algum líquido, tipo chás, e borrifa.
– Leave in: Em inglês, “leave in” significa “deixar em”. São produtinhos criados para serem deixados no cabelo, então possuem protetor solar e térmico na composição, impedindo que seu cabelo frite.
– Método LOC: O método LOC é uma técnica de finalização, que significa líquido (olha nossos amigos borrifadores lá encima de novo!) + óleo + creme.
– Gel de linhaça, gel de aveia, gel de gelatina: Esses geis são receitas caseiras, feitas com ingredientes naturais. Ainda não temos receita de nenhum, mas nós vamos postar o mais rápido possível, ok vidas?
– Gel cola: O gel cola, literalmente, parece uma cola. Eu comprei um gel desses uma vez, há muito tempo, e foi lindo o resultado: cabelo definidinho e volume reduzido.
Comentários
Postar um comentário